João Sousa vence batalha e regressa à segunda ronda do Australian Open
Um guerreiro e sempre um guerreiro. João Sousa, número um nacional e 44.º colocado do ranking ATP, confirmou esta terça-feira o regresso à segunda ronda do Australian Open após sobreviver a uma tremenda batalha de cinco sets diante do seu amigo argentino Guido Pella, com quem joga regularmente pares no circuito ATP. É a quinta vez que o minhoto passa da primeira ronda no primeiro Major do ano. O português chegou à 3.ª ronda em 2015 e 2016, perdendo em ambas as ocasiões para Andy Murray.
Num encontro que acabou por ser tão equilibrado quanto seria de esperar, Sousa, de 29 anos, derrotou o argentino por 7-6(2), 4-6, 7-6(5), 4-6 e 6-2, em ligeiramente mais do que quatro horas de batalha, mostrando-se mais duro na quinta partida, em que foi claramente superior, depois de quatro parciais muito equilibrados e resolvidos em pequenos detalhes.
Sousa fica agora à espera do vencedor do encontro entre o alemão Philipp Kohlschreiber, 32.º ATP, e o wild card chinês Zhou Li, 261.º, para saber quem defronta na segunda ronda, marcada para quinta-feira.