João Sousa: «Tudo o que alcancei nos últimos 9 anos foi com esta equipa»

Por José Morgado - Abril 25, 2021
João-Sousa-Miami

João Sousa, número um português e 105.º ATP, voltou a antecipar este domingo a sua participação na edição de 2021 do Millennium Estoril Open, em que vai defrontar o seu parceiro de pares na primeira ronda, o britânico Cameron Norrie.

É um jogador que conheço bem, que é o meu parceiro de pares nesta edição, e vai ser um jogo difícil. Espero poder estar à altura e vou fazer tudo para poder vencer. O sorteio é indiferente. Para se vencer o torneio é preciso vencer os melhores e o sorteio acaba por ser indiferente. Todos os jogadores são bons, para estar aqui têm que ter nível. Todos temos o mesmo objetivo, que é vencer o torneio. Independentemente do resultado, tenho de dar o meu melhor e tentar jogar a um grande nível, porque só assim é que posso vencer”, confessou em conferência de imprensa.

O vimaranense de 32 anos foi ainda questionado sobre se já pensou em fazer mudanças na sua equipa técnica durante este período. “Não acredito que seja por causa da minha equipa que os resultados não estejam a ser tão bons. A equipa que eu tenho é a que tenho nos últimos nove anos. Fiz o que fiz com ela”.

As lesões, admite, não têm ajudado. “Sem dúvida que influenciaram a maneira como jogo, a maneira como me mexo, maioritariamente. E a verdade é que isso me impossibilitou de ser um bocadinho fiel ao meu estilo de jogo. Pouco a pouco, tenho vindo a sentir-me cada vez melhor. Felizmente, essas mazelas físicas estão a ser ultrapassadas e portanto preciso de tempo e de alguma confiança também para poder voltar a jogar ao bom nível”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt