João Sousa é surpreendido e despede-se de Umag sem defender a final
João Sousa, número um nacional e 32 mundial, revelou-se incapaz de confirmar o seu estatuto de segundo cabeça-de-série esta sexta-feira e sai de cena em Umag, Croácia, sem conseguir defender a final alcançada na edição transacta da prova ATP 250. O vimaranense foi surpreendido pelo eslovaco Andrej Martin (124.º ATP) por 3-6, 6-4 e 2-6 nos quartos-de-final.
Num embate que teve a duração de duas hora e 11 minutos, o português de 27 anos revelou-se algo desconcentrado em alguns momentos-chave do encontro, nomeadamente no segundo set, chegando trocar algumas palavras com o árbitro, e na terceira partida, sofrendo um segundo break depois de recuperar a quebra sofrida de entrada.
Um resultado que vai ter consequências no ranking do jogador natural de Guimarães, ainda que ligeiras. João Sousa poderá descer para a 36.ª posição caso Fabio Fognini vença o torneio. Com o afastamento do melhor jogador nacional da atualidade, a representação de Portugal na terra batida croata fica a cargo de Gastão Elias, que esta sexta-feira atingiu as meias-finais.
João Sousa segue, agora, para o piso rápido de Toronto, onde na próxima semana disputa o Masters 1000 do Canadá, antes de viajar para o Rio de Janeiro, para defendes as cores nacionais nos Jogos Olímpicos.