João Sousa não resiste a Bautista Agut e cai na 1.ª ronda em Roterdão
Ficou concluída esta quarta-feira a prestação de João Sousa no ATP 500 de Roterdão, na Holanda. O número um português de 26 anos, 33.º colocado do ranking mundial, ofereceu excelente réplica ao seu amigo espanhol Roberto Bautista Agut, sexto cabeça de série e 17.º mundial, mas acabou por ceder em três partidas na primeira ronda, por 6-7(4), 6-1 e 6-3, ao fim de 2h07.
Num encontro muito equilibrado, Sousa, que foi quase sempre o melhor jogador em court, cedeu perante um espanhol muito agressivo na ponta final do terceiro set, depois de uma segunda partida de sentido único em que o vimaranense jogou ao seu melhor nível. No entanto, a vitória do campeão de dois torneios em 2016 no primeiro set foi fundamental, no qual Sousa até recuperou de 0-3 e chegou a salvar quatro set points.
Com esta derrota, João Sousa, que nunca havia sido derrotado por Agut no circuito principal, despede-se da cidade holandesa de Roterdão tanto na variante de singulares como na competição de pares. Na vertente de duplas, o pupilo de Frederico Marques, a jogar ao lado do italiano Andreas Seppi pela primeira vez, cedeu igualmente na ronda inaugural, diante dos mais cotados Vasek Pospisil e Nicolas Mahut, por 6-3 e 7-6(3).
Na próxima semana, Sousa viaja para Marselha, em França, para disputar o evento ATP 250 gaulês. O português soma já três derrotas consecutivas em primeiras rondas de provas ATP World Tour, depois dos desaires em Auckland, para o transalpino Fabio Fognini, e em Montpellier, diante do belga Ruben Bemelmans. Pelo meio, alcançou a terceira ronda do Open da Austrália, onde chegou a roubar um set ao escocês Andy Murray.