João Sousa imparável a caminho dos ‘quartos’
João Sousa assumiu de forma obstinada o estatuto de sétimo cabeça-de-série no ATP 250 de São Petersburgo, esta quinta-feira, e o resultado não podia ser outro: triunfo categórico sobre Marcel Granollers por 6-3 e 6-3, em uma hora e 22 minutos de jogo, e qualificação para os quartos-de-final da prova russa.
Mais alerta e regular que na jornada de ontem, em que precisou de três partidas e mais de duas horas para seguir em frente, o número um nacional e 53.º mundial fez uso de algum do seu melhor ténis para alcançar pela quinta vez o top-8 de uma prova ATP esta temporada, depois das finais em Umag (Croácia) e Genebra (Suíça), das meias-finais em Montpellier (França) e dos ‘quartos’ em Gstaad (Suíça).
O jogador de Guimarães começou até por ser quebrado, mas rapidamente colocou um travão nas aspirações do espanhol (81.º ATP), devolvendo o break e tomando as rédeas do encontro daí em diante. No segundo set, o pupilo de Frederico Marques mostrou-se ainda mais assertivo, tanto no fundo do court, como nas imediações da rede, reclamando para si a vantagem no frente-a-frente com Granollers, com quem estava empatado (1-1) no confronto direito.
Para marcar presença nas meias-finais de um torneio pela quarta vez este ano, o vimaranense terá de passar pelo italiano Simone Bolelli (63.º ATP), que tirou do caminho Tomas Berdych em dois parciais (7-6(5) e 6-4), também na jornada desta quinta-feira. O embate acontece pelas 13h e tem transmissão no Eurosport.