João Sousa estreia-se frente a carismático francês em Toronto
João Sousa, número um português e 32.º do ranking mundial, ficou a conhecer esta sexta-feira à noite a sua sorte na edição de 2016 da Rogers Cup, prova de categoria Masters 1000 disputada em Toronto, Canadá, e que se disputa sobre piso rápido. O vimaranense de 27 anos tem pela frente nada mais, nada menos do que o carismático francês Gael Monfils, ex-top 10 mundial e atual 17.º colocado.
Eliminado esta semana nos quartos de final do ATP 250 de Umag, na Croácia, Sousa vai encontrar Monfils no circuito profissional pela quarta ocasião. O confronto direto encontra-se com uma vantagem de 2-1 para o gaulês, tendo ganho tanto no ATP 250 de Montpellier, França, em 2014, como no Masters 1000 de Paris no mesmo ano. Pelo meio, Sousa derrotou Monfils nas meias-finais do torneio de Metz, França.
Em caso de vitória na ronda inaugural, João Sousa tem pela frente o vencedor do confronto entre o canadiano Vasek Pospisil, número 98 do Mundo, e o francês Jeremy Chardy, 38.º da classificação. Nos oitavos de final, é possível um embate com o belga David Goffin, sétimo cabeça de série e número 11 ATP.
Na prova Masters 1000 canadiana, o pupilo de Frederico Marques nunca foi além da primeira eliminatória. Em 2014, Sousa foi afastado pelo letão Ernests Gulbis e, na época transata, não resistiu ao australiano Bernard Tomic, cedendo sempre em parciais diretos.