João Sousa em rota de colisão com Andy Murray no Dubai
João Sousa, número um português e atual 45.º do ranking mundial, ficou a conhecer na manhã deste sábado o seu primeiro adversário nos Dubai Duty Free Tennis Championships 2015, prova de categoria ATP World Tour 500 disputada sobre superfície rápida e dotada de mais de 2.5 milhões de dólares em prémios monetários.
Depois de ter sido eliminado na ronda inaugural dos últimos dois torneios que disputou, em Roterdão e Marselha, o vimaranense de 25 anos viaja agora para o Dubai e terá pela frente na eliminatória inicial o irlandês James McGee, convidado da organização e número 208 ATP, que, tal como Sousa, treina na Barcelona Total Tennis Academy, em Espanha.
Em caso de vitória na primeira ronda, João Sousa defronta o vencedor do confronto entre o luxemburguês Gilles Muller, 34.º da tabela classificativa, e o escocês Andy Murray, terceiro pré-designado da competição e número quatro mundial. O tenista português nunca mediu forças com Muller, mas encontra-se em desvantagem no confronto direto frente a Murray por 4-0, tendo cedido em três parciais no último embate entre ambos, na terceira ronda do Open da Austrália deste ano.
João Sousa, que defende 45 pontos ATP conquistados em 2014 no torneio de Acapulco (onde perdeu na segunda ronda precisamente para Andy Murray), nunca defrontou anteriormente o irlandês James McGee. Na metade inferior do quadro estão também o belga David Goffin, oitavo cabeça-de-série, o espanhol Roberto Bautista Agut, sétimo, e o suíço Roger Federer, segundo. Novak Djokovic, Tomas Berdych, Ernests Gulbis e Feliciano Lopez completam o lote de pré-designados no Dubai.