João Sousa eleva ainda mais a bandeira de Portugal no Rio

Por admin - Agosto 7, 2016

A bandeira de Portugal voltou a subir bem alto este sábado. João Sousa, 36.º mundial e número um português, qualificou-se para a segunda ronda dos Jogos Olímpicos, naquela que é a sua primeira participação na maior competição desportiva do mundo, seguindo os gloriosos e históricos passos de Gastão Elias no dia de ontem.

O jogador luso de 27 anos venceu o holandês Robin Haase, 62.º ATP, pelos parciais de 6-1 e 7-5, num duelo em que nunca se viu em desvantagem. Depois de um primeiro set em que dominou por completo, o jogador de Guimarães viu o seu adversário apresentar mais resistência, mas mostrou toda a sua raça de campeão na fase final do set, ao chegar à quebra no 11.º jogo. Na hora de selar o encontro, João Sousa não fez menos do que colocar um ponto final no duelo com um jogo em branco.

Pela frente na segunda ronda, o melhor jogador nacional de sempre, que contou com Nelson Évora na bancada este sábado, terá pela frente Novak Djokovic, caso as hierarquias pré-estabelecidas se confirmem. O sérvio vai defrontar Juan Martin Del Potro ainda este domingo.

Quanto aos representantes lusos por terras de Vera Cruz, que fazem história ao serem os primeiros tenistas nacionais a qualificarem-se para a segunda ronda dos Jogos Olímpicos, entram ainda hoje em court para disputar a primeira ronda da variante de pares, diante de os eslovacos Andrej Martin e Igor Zelenay. A dupla portuguesa beneficiou da desistência do alemão Philipp Kohlschreiber.