João Sousa é o terceiro tenista com mais ases a ter chegado à 3.ª ronda na Austrália

Por José Morgado - Janeiro 19, 2019
Portugal’s Joao Sousa serves against Japan’s Kei Nishikori during their men’s singles match on day six of the Australian Open tennis tournament in Melbourne on January 19, 2019. (Photo by DAVID GRAY / AFP) / — IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE – STRICTLY NO COMMERCIAL USE — (Photo credit should read DAVID GRAY/AFP/Getty Images)

As melhorias no serviço de João Sousa, eliminado este sábado na terceira ronda do Australian Open diante de Kei Nishikori, ficaram evidentes durante toda a participação do número um nacional na competição dos Antípodas. Em Melbourne, o vimaranense de 29 anos serviu mais ases do que nunca, batendo mesmo o seu recorde pessoal — 28 — na segunda ronda diante do alemão Philipp Kohlschreiber.

Contas feitas, João Sousa fechou a sua participação em singulares com um notável número de 56 ases, apenas superado por Marin Cilic (57) e Milos Raonic (92) entre os jogadores que disputaram três encontros em Melbourne. Ainda que tenha tido encontros mais longos, não deixa de ser de assinalar que João tenha fechado as três rondas que jogou com mais serviços diretos do que Alexander Zverev (54), Stefanos Tsitsipas (47) e até mesmo… Roger Federer, que nem aparece no top 20. Reilly Opelka é o líder, com 107 bombas diretas, mas disputou apenas duas rondas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt