João Sousa conclui melhor Wimbledon da carreira na terceira ronda
João Sousa, número um português e 31.º colocado do ranking mundial, deu por concluída este domingo a sua caminhada no torneio de Wimbledon. Em pleno court 1 do All England Club, o vimaranense de 27 anos não resistiu ao checo Jiri Vesely, ex-top 40 ATP e atual 64.º da hierarquia, e sucumbiu pelos parciais de 6-2, 6-2 e 7-5, num duelo com a duração de 1h33.
A defender o estatuto de 31.º cabeça de série no terceiro evento do Grand Slam do ano, Sousa apresentou-se inicialmente longe do seu melhor nível, subiu a fasquia na terceira partida, mas acabou por não ser suficiente para derrotar um surpreendente Vesely, carrasco de Dominic Thiem, número oito mundial, na segunda eliminatória. O checo só perdeu oito pontos com o primeiro serviço e mostrou-se superior nas trocas de bola.
Apesar da derrota, João Sousa despede-se de Wimbledon com a certeza de que igualou os seus melhores resultados em torneios do Grand Slam. Esta foi a quarta vez que o pupilo de Frederico Marques alcançou a terceira ronda em provas desta categoria, depois de tê-lo feito tanto no Open dos Estados Unidos, em 2013, como no Open da Austrália, em 2015 e 2016.
Com Wimbledon para trás das costas, Sousa fica em descanso na próxima semana para disputar, a partir de 11 de julho, o torneio ATP 250 de Bastad, Suécia, no qual está igualmente inscrito o número dois português Gastão Elias.