João Sousa cai às mãos de inspirado Gulbis e volta a ceder na 2.ª ronda em Paris
Ainda não é este ano que João Sousa ultrapassa a segunda ronda de Roland Garros, na qual volta a perder depois de desaires tanto em 2013 como em 2015. O número um português e 29.º do ranking mundial caiu esta quinta-feira às mãos do letão Ernests Gulbis, semifinalista em Paris na época de 2014 e atual 80.º ATP, cedendo em parciais diretos, por 6-2, 7-5 e 6-3, ao cabo de 1h51 de duelo.
A defender o estatuto de 26.º cabeça de série, Sousa, que voltou a contar com muito apoio de portugueses no court 17, não conseguiu contrariar o ex-top 10 mundial, que se apresentou sempre muito forte em todos os capítulos. Gulbis, conhecido pelo seu comportamento temperamental, exibiu-se intocável no departamento do serviço e também nas trocas de bola de fundo do court, cedendo apenas seis pontos com a primeira bola e disparando… 60 winners.
Apesar da derrota na variante de singulares, João Sousa mantém-se ainda em solo parisiense para fazer a sua estreia esta quinta-feira à tarde na vertente de pares. Ao lado do argentino Leonardo Mayer, com quem alcançou os quartos de final no US Open em 2015, o pupilo de Frederico Marques tem encontro marcado com o espanhol Fernando Verdasco e o francês Jeremy Chardy.
Em singulares, João Sousa, que deverá sair do top 30 ATP após a conclusão do segundo torneio do Grand Slam da época, regessa à ação, em princípio, no torneio de ‘s-Hertogenbosch, Holanda, disputado em relva e que se realiza entre 6 e 12 de junho. O vimaranense foi semifinalista em 2014 da prova, que serve de preparação para Wimbledon.