João Sousa batalha rumo aos quartos-de-final em Praga

Por José Morgado - Agosto 23, 2023
João Sousa of Portugal plays against Giulio Zeppieri of Italy during the 1st round of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril.

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos e atualmente no 269.º posto do ranking ATP, qualificou-se esta quarta-feira para os quartos-de-final do Challenger de Praga, capital da República Checa. São os seus terceiros da temporada e segundos consecutivos, depois de ter sido vice-campeão do seu último torneio, há três semanas, no Porto Open Challenger 125.

O vimaranense de 34 anos começou arrasador (6-0 e 2-0), mas depois teve de batalhar bastante para derrotar o wild card checo Jonas Forejtek, antigo júnior de topo mas atualmente caído para o 776.º posto ATP, por 6-0, 4-6 e 6-4, num duelo resolvido em 2h22 no qual a superior qualidade do português acabou mesmo por fazer a diferença nos momentos decisivos.

Segue-se um duelo mais difícil nos quartos-de-final de quinta-feira diante do talentoso italiano Luciano Darderi, que aos 21 anos é 194.º colocado do ranking ATP. O italiano está numa série de sete vitórias seguidas após ter vencido um Challenger na semana passada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt