João Sousa abre a eliminatória frente à Finlândia
Está definido o alinhamento dos encontros entre Portugal e a Finlândia, que vai definir quem ruma ao playoff de acesso ao Grupo I da zona euro-africana na Taça Davis. O sorteio foi realizado esta sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo e ditou a sorte que João Sousa abrisse as hostilidades frente a Henrik Sillanpaa.
O jogador português, número 53 da hierarquia mundial, vai medir forças com o número 505.º melhor jogador do mundo pela primeira vez na sua carreira, com o encontro agendado para as 12h no Clube de Ténis de Viana. Esta é a primeira vez que o clube acolhe uma eliminatória da Taça Davis, que já não era disputada no norte desde 2010.
Logo de seguida, Rui Machado, chamado para a sua 28.ª eliminatória na competição, vai tentar ampliar a vantagem ou empatar o marcador frente a Jarkko Nieminen, número 91 do mundo e que vai arrumar as raquetes de vez no mês de outubro, podendo por isso estar a disputar em Portugal a sua última eliminatória na prova como jogador. Recorde-se que o jogador algarvio esteve lesionado e apenas disputou dois encontros de singulares desde a sua presença em Roland Garros.
O encontro de pares, que vai ser disputado no sábado a partir das 15h, vai contar com a intervenção de João Sousa e Gastão Elias, que defrontam Jarkko Nieminen e Henri Kontinen, número 33 do mundo em pares.
A ordem de encontros do terceiro dia inverte-se em relação ao primeiro mas pode sofrer alterações mediante o decorrer da eliminatória. Frederico Silva é também uma opção para o capitão Nuno Marques. O vencedor da prova defronta a Turquia ou a Bielorússia.