João Monteiro semifinalista nos campeonatos universitários dos EUA
No dia em que se concluem os campeonatos nacionais universitários da primeira divisão, fazemos um breve resumo da performance dos tenistas portugueses João Monteiro (Virginia Tech), Joana Valle Costa (Lousiana State) e Beatriz Machado Santos (Missouri) na competição de singulares, disputada no complexo de ténis da Universidade de Tulsa.
Uma semana após a competição por equipas, onde as duas primeiras universidades se ficaram pela segunda ronda (Mississipi State, com o também “nosso” Nuno Borges, atingiu os oitavos-de-final), foi altura dos três jovens tenistas nacionais entrarem em ação nos singulares. Tanto Joana como Beatriz tiveram pela frente duas tenistas pré-designadas (entre o 9º e 16º posto, uma regra neste circuito distinta relativamente às normas da ITF) na ronda inaugural e ambas sucumbiram ao cabo de três partidas – a primeira frente a Ronit Yurovsky por 1-6 6-4 6-3 e a segunda perante Klara Fabikova, 6-3 2-6 6-3.
Já João Monteiro até se destacou como a principal “surpresa” da prova, pois apesar de ser 9º-16º cabeça-de-série, apenas foi travado nas meias-finais da competição, ao perder frente a MacKenzie McDonald, 420º ATP por 6-2 3-6 6-3 (e esteve a liderar 2-0 na terceira partida). De realçar que João derrotou Ryan Shane (8º pré-designado e 701º ATP) e Aleks Vukic – quarto melhor rankeado do circuito masculino, 668º ATP, e que em Janeiro havia vencido o ucraniano Sergiy Stakhovsky no qualifying do ATP 250 de Brisbane – por 6-3 5-7 7-6(3), depois de estar a responder a 4-5 no 3º set.
Com este torneio, João Monteiro conclui assim a sua carreira como estudante-atleta na Universidade de Virginia Tech, e com estatuto de All-American (apenas atribuído aos 8 melhores atletas dos campeonatos nacionais de cada disciplina). Parabéns João!