João Monteiro afasta Gil e alcança primeira final da carreira
Foram precisas duas horas e meia e um match point salvo, mas João Monteiro, sem ranking ATP, certificou-se de forma aguerrida que a incrível aventura que começou na fase de qualificação no Future de Idanha-a-Nova continua. O português de 22 anos alcançou este sábado a primeira final da carreira ao bater Fred Gil, 599.º mundial e ex-número um nacional, por 6-2, 3-6 e 7-6(6).
Estando em causa um lugar na final, os dois jogadores entraram em campo decididos a lutar afincadamente por cada ponto, e o resultado foi um duro braço-de-ferro, que acabou por cair para o jogador que se manteve (quase) sempre por cima no marcado.
Depois de ver Gil recuperar da desvantagem de um set, e de 1-3 na terceira partida, Monteiro deixou escapar também a vantagem de 3-1 no tie break, tendo mesmo de salvar um match point antes de selar o duelo. Monteiro quebrou quatro vezes o serviço ao sintrense e venceu 67,7 por cento dos pontos com o primeiro serviço.
Esta é a primeira vez que João Monteiro atinge a final de um torneio desta categoria, com o seu melhor resultado, até aqui, a ser alcançado nos quartos-de-final do Future de Pombal, em 2015. O qualifier português, radicado nos Estados Unidos, vai ter pela frente no derradeiro embate o terceiro pré-designado, o francês Hugo Grenier, que afastou o principal favorito este sábado.