João Fonseca vira sobre lucky loser e atinge em Buenos Aires os terceiros quartos-de-final ATP da carreira
João Fonseca (99.º do ranking ATP) teve um início difícil, mas conseguiu a reviravolta diante do experiente Federico Coria (115.º do mundo), que entrou no quadrocomo lucky loser, esta quinta-feira (13) para avançar aos quartos-de-finaldo ATP 250 de Buenos Aires. Foi a segunda vitória do brasileiro de 18 anos contra um ‘dono da casa’ neste torneio, o que lhe garantiu vaga no top 8 de um torneio no circuito principal pela terceira vez na carreira.
O brasileiro venceu com parciais de 2-6, 6-4 e 6-2, em 2h14. Fonseca teve algumas chances no primeiro set, mas a sua competitividade foi minada pelo alto número de erros não forçados (19, contra apenas cinco de Coria) e pelo baixo aproveitamento no segundo serviço (apenas 18%). Fonseca teve break point no primeiro e sétimo jogos, além de ter devolvido uma quebra que sofreu logo de entrada, mas o argentino foi muito mais preciso e venceu por 6-2, quebrando o carioca três vezes.
Já na segunda partida, Fonseca foi um pouco mais conservador nas trocas de bola e foi recompensado, também contando com uma queda de nível de Coria. João diminui bastante o número de erros (de 19 para 12) e, após conseguir a quebra no terceiro jogo e virar um 15-40 no sexto, geriu a vantagem e igualou o marcador.
O momentum continuou para o lado do brasileiro no terceiro set. Assim como no segundo, ele conseguiu a quebra no terceiro jogoe, depois, praticamente assegurou a vitória ao fechar um longo sétimo jogo no serviço de Coria, fechando na sequência em seu serviço por 6-2.