João Fonseca vira sobre lucky loser e atinge em Buenos Aires os terceiros quartos-de-final ATP da carreira

Por Bruno da Silva - Fevereiro 13, 2025
joao fonseca buenos aires2
Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

João Fonseca (99.º do ranking ATP) teve um início difícil, mas conseguiu a reviravolta diante do experiente Federico Coria (115.º do mundo), que entrou no quadrocomo lucky loser, esta quinta-feira (13) para avançar aos quartos-de-finaldo ATP 250 de Buenos Aires. Foi a segunda vitória do brasileiro de 18 anos contra um ‘dono da casa’ neste torneio, o que lhe garantiu vaga no top 8 de um torneio no circuito principal pela terceira vez na carreira.

O brasileiro venceu com parciais de 2-6, 6-4 e 6-2, em 2h14. Fonseca teve algumas chances no primeiro set, mas a sua competitividade foi minada pelo alto número de erros não forçados (19, contra apenas cinco de Coria) e pelo baixo aproveitamento no segundo serviço (apenas 18%). Fonseca teve break point no primeiro e sétimo jogos, além de ter devolvido uma quebra que sofreu logo de entrada, mas o argentino foi muito mais preciso e venceu por 6-2, quebrando o carioca três vezes.

Já na segunda partida, Fonseca foi um pouco mais conservador nas trocas de bola e foi recompensado, também contando com uma queda de nível de Coria. João diminui bastante o número de erros (de 19 para 12) e, após conseguir a quebra no terceiro jogo e virar um 15-40 no sexto, geriu a vantagem e igualou o marcador.

momentum continuou para o lado do brasileiro no terceiro set. Assim como no segundo, ele conseguiu a quebra no terceiro jogoe, depois, praticamente assegurou a vitória ao fechar um longo sétimo jogo no serviço de Coria, fechando na sequência em seu serviço por 6-2.

Com a vaga nos ‘quartos’, Fonseca aproxima-se da estreia no top 90 ATP. João aguarda o seu próximo rival, que sai do confronto entre Mariano Navone, 47.º do mundo, rival que o derrotou no Rio Open 2024, e Holger Rune (12º), cabeça de série 2.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.