João Fonseca vence sétima seguida rumo aos ‘quartos’ em Camberra

Por Bruno da Silva - Janeiro 1, 2025
João-Fonseca

João Fonseca (145º do ranking ATP) está imparável. Após o título sem perder qualquer encontro nas Next Gen Finals, o brasileiro de 18 anos conseguiu a segunda vitória no Challenger de Camberra, garantindo uma vaga nos quartos-de-final neste primeiro dia do novo ano.

Fonseca fechou com 6-1 e 7-5 diante de Duje Ajdukovic (142º), em apenas 1h15. O brasileiro dominou completamente o duelo durante um set e meio, vencendo oito jogos seguidos para abrir 6-1 e 3-0. O croata ameaçou uma reação quando arriscou mais nas trocas de bola, vencendo três jogos seguidos e igualando o segundo set.

Fonseca resistiu no sétimo jogo do segundo parcial, virando um 15-30, e depois quebrou no oitavo, aproveitando um break point que surgiu logo após um foot fault do croata. O carioca teve dois match points a servir a 5-3, mas cometeu alguns erros e desperdiçou a chance num jogo que acabou por ser longo. Ajdukovic chegou a fazer 5-5, mas, a servir sob pressão em 5-6, desperdiçou uma vantagem de 30-0 e viu o jovem brasileiro celebrar.


O rival de Fonseca nos quartos-de-final na capital australiana será o francês Harold Mayot (116º), que vem de vitória sobre Daniel Galan (126º). Os dois já se enfrentaram anteriormente, no Challenger de Madrid em 2023, com vitória do brasileiro.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.