João Fonseca vence duelo de alto nível com Mensik e mantém 100% no Next Gen Finals

Por Bruno da Silva - Dezembro 20, 2024
fonseca finals_
Corinne Dubreuil/ATP

João Fonseca (145º da ATP) e Jakub Mensik (48º) entraram em quadra nesta sexta-feira (20) com os seus destinos no Next Gen Finals já definidos, mas fizeram um grande duelo para finalizar a fase de grupos do torneio em Jidá. No fim, o brasileiro manteve o 100% de aproveitamento no Grupo Azul vencendo com parciais de 3-4(4), 4-3(8), 4-3(5), 3-4(4) e 4-3(5), em 2h09. Foi o segundo jogo mais longo do torneio, apenas atrás de Mensik x Tien (2h17)

Os quatro primeiros sets foram definidos no tie-break e e nos mínimos detalhes. Nenhuma quebra foi convertida e apenas sete break points foram oportunizados (quatro no serviço de Fonseca). O tcheco ainda teve quatro set points no segundo set, que perdeu por 10-8 no game desempate, mas o brasileiro mostrou muita frieza. Mesmo já eliminado, porém, Mensik lutou e forçou a quinta parcial.

No começo do set final, Mensik sofreu uma quebra cometendo uma dupla falta em 30-40 que poderia ter decidido o jogo. Fonseca conseguiu segurar a vantagem até servir para a vitória, mas aí o tcheco elevou o nível e salvou dois match points para forçar outro tie-break. No game desempate, o brasileiro abriu 2-0, deixou o minibreak escapar, mas conseguiu fechar no saque do rival no 12º ponto.

Leia também:

McEnroe aposta em Djokovic no Australian Open e confessa receio sobre Alcaraz
João Fonseca tem adversário definido na semifinal do Next Gen Finals
Inacreditável! Mensik foi abordado para fazer teste antidoping… no meio do jogo com Fils

Fonseca enfrenta Luca Van Assche (128º) nas semifinais neste sábado (21), não antes de 15h (de Brasília). Será o primeiro duelo entre eles.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.