João Fonseca treinou no (calor infernal) do Rio de Janeiro 24 horas depois de conquistar Buenos Aires

Por José Morgado - Fevereiro 17, 2025
Fonseca
FOTOS: Fotojump

RIO DE JANEIRO. BRASIL. O ténis nunca pára e as últimas 24 horas da vida de João Fonseca são a prova disso mesmo. No dia seguinte a viver o maior momento da sua carreira, ao conquistar o título no ATP 250 de Buenos Aires, o carioca de 18 anos voltou ao court no Jockey Club Brasileiro para a sua primeira sessão de treinos no Rio Open, torneio ATP 500 que é o maior e mais importante da América do Sul e que ainda por cima se joga na cidade onde o jovem craque nasceu.

Sem surpresas, Fonseca foi recebido no Rio em absoluta euforia. A organização colocou-o a treinar num campo mais inacessível para o público — para tentar ‘perturbar’ o torneio o menos possível… mas não resultou. Mais e menos jovens ‘treparam’ as redes, entoaram cânticos e não quiseram perder ‘pitada’ do primeiro treino de Fonseca no Rio.

João bateu uma hora na companhia do compatriota Pedro Sakamoto, adaptando-se da melhor forma aos courts e às condições de calor sufocante da Cidade Maravilhosa. O encontro primeiro encontro está agendado para esta terça-feira, pelas 21 horas locais (meia-noite em Lisboa).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com