João Fonseca supera mal-estar no fim e vence na estreia do US Open

Por Bruno da Silva - Agosto 25, 2025
fonseca us open
Divulgação/ATP

João Fonseca, número 45 ATP, fez uma grande atuação e superou o sérvio Miomir Kecmanovic (42º) na primeira ronda do US Open 2025 nesta segunda-feira (25). Foi a primeira vitória dele do quadro principal do Slam americano.

O brasileiro chegou a se sentir mal e vomitar na reta final do jogo, mas venceu em sets diretos, com parciais de 7-6(3), 7-6(5) e 6-3, em 2h28. Fonseca foi quebrado duas vezes no jogo, no sexto game do primeiro set e no primeiro do segundo, mas manteve uma ótima consistência no geral, disparando 51 winners, sendo 14 aces, para 32 erros não forçados — contra 25 e 23 de Kecmanovic, respectivamente.

Após o sexto game, Fonseca pediu atendimento e chegou a vomitar, mas encontrou forças para se manter no jogo e venceu os quatro games finais da partida para avançar à segunda fase.

O brasileiro, assim, mantém o 100% de aproveitamento em primeiras rondas de Slam – são quatro tentativas e quatro triunfos até agora. O seu próximo rival é o tcheco Tomas Machac (22º), que atropelou Luca Nardi (86º) na estreia, por 6-3, 6-1 e 6-1.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.