João Fonseca luta, mas cai em verdadeira batalha na segunda ronda do Australian Open

Por Marcela Linhares - Janeiro 16, 2025

Que batalha! João Fonseca lutou, mas acabou eliminado por Lorenzo Sonego na segunda ronda no Australian Open. O italiano impô-se por 6-7(6), 6-3, 6-1, 3-6 e 6-3 num duelo de mais de 3h30 (o mais longo da carreira de Fonseca) e que marcou a primeira derrota do brasileiro na atual temporada. Na terceira eliminatória, vai enfrentar o húngaro Fabian Marozsan, que passou por Frances Tiafoe em cinco sets.

O primeiro set foi dramático. Enquanto não conseguiu criar nenhuma oportunidade no serviço de Sonego, Fonseca salvou quatro break points – incluindo dois destes em forma de set point em 4-5 e 5-6 – conseguindo forçar a definição para o tie-break. O brasileiro abriu a dianteira com dois mini breaks e teve 6 a 3 a seu favor, mas viu o italiano igualar. Sem perder o foco, João venceu os últimos dois pontos e fechou em 8 a 6 após 1h03.

Sólido no serviço, Sonego seguiu sem dar chances enquanto aproveitou duas quebras – no terceiro e nono jogos – para anotar 6-3 e igualar o encontro. Este foi o primeiro set que Fonseca perdeu na atual temporada depois de ter vencido 20 consecutivos (23 se ainda incluirmos a final das NextGen Finals).

Naquele que foi o set mais rápido até o momento, Sonego fechou a porta contra o carioca. É que o italiano salvou todos os três break points que enfrentou e somou cinco jogos na sequência para anotar 6-1 e virar o placard a seu favor. Nessa partida, Lorenzo disparou o dobro de winners – seis a três – e cometeu dois erros não forçados a menos.

Depois de dois sets em que o brasileiro parecia sem energia, Fonseca mostrou como se perdoa fácil e é resiliente. Aproveitando a única quebra que veio após dupla falta do adversário, o carioca fechou em 6-3 e forçou o quinto e decisivo set. Nesse set, o brasileiro não enfrentou break points e impressionou ao perder apenas dois pontos com o primeiro serviço.

O quinto set seguiu com os sacadores muito firmes nos seus respectivos jogos de serviço. Apesar de João ter sido o primeiro a ter um break point no sétimo jogo, foi o brasileiro que cedeu o serviço na sequência e viu Sonego sacar para o encontro na sequência. Sem desperdiçar a oportunidade, o ex-top 30 fechou em 6-3 e liquidou a partida em 3h40.

 

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.