João Fonseca esteve a perder 6-7, 0-4, 0-30 mas acaba na terceira ronda em Cincinnati
Parecia improvável, mas João Fonseca foi resiliente até o fim e passou por Alejandro Davidovich Fokina no Masters 1000 de Cincinnati. O brasileiro perdia por 6-7 e 0-4, mas conseguiu avançar contra o espanhol e seguir para a terceira ronda. O carioca vencia o quinto game seguido na segunda parcial quando o top 20 desistiu.
Depois de conseguir abrir a primeira quebra da partida e ter 2-0 na partida, Fonseca viu o espanhol não só devolver a quebra como conseguiu mais uma oportunidade e abriu 5-4 no marcador. Quando tudo parecia resolvido, Davidovich Fokina não sustentou a dianteira e viu a definição acontecer apenas no tie-break. Com muitos erros no jogo decisivo, o brasileiro cedeu um único mini break, mas que foi suficiente para o top 20 fechar em 7 a 4.
Quando tudo parecia encaminhado com Fokina abrindo 4-0 30-0, João viu o adversário ter grande quebra de rendimento – momento em que João virou para 5-4. A partir daí, o espanhol não conseguiu dar sequência na partida e retirou-se do segundo torneio seguido, sem que se perceba bem qual é a lesão. Fokina não se estava a conseguir mexer, mas nunca pediu sequer assistência médica.