João Fonseca desperdiça oportunidades e sofre dura derrota em Bruxelas

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 14, 2025
Foto: EPA

Depois de ficar sem competir no circuito ATP desde o US Open, João Fonseca regressou para atacar a reta final da temporada… com uma derrota. E bem dura, por sinal. É que o jovem brasileiro de 19 anos, atual número 45 do ranking mundial, esteve em excelente posição para ganhar os dois sets a Botic van de Zandschulp (86.º) e acabou por nem um ganhar.

O carioca cedeu frente ao neerlandês, que estava numa série de cinco derrotas em quadros principais, com os parciais 7-5 e 7-6(2), em cerca de duas horas. Ora, Fonseca liderou por 4-2 e teve break point nesse momento no primeiro parcial, antes de se eclipsar e permitir a reação de Van de Zandschulp. Quando servia para forçar o tie-break, caiu na sexta oportunidade para o neerlandês e ficou em desvantagem.

No entanto, Fonseca reagiu bem e quebrou no sétimo jogo para aparentemente se libertar. Só aparências, de facto, uma vez que o brasileiro foi quebrado quando servia para fechar a 5-4, já depois de não aproveitar set point a 5-3, e foi dominado no tie-break que viria a surgir. Assim, cai à primeira na capital belga e segue viagem para o ATP 500 de Basileia.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt