João Fonseca luta, mas é Mensik que avança em sets diretos rumo às ‘meias’ de Roland Garros

Por Marcela Linhares - June 2, 2026
mensik

Chegou ao fim a participação de João Fonseca. O carioca foi superado nos quartos de final de Roland Garros por Jakub Mensik após o checo anotar 6-4, 6-3 e 7-6(3) em 2h44, num encontro fechado ao sétimo match point. Assim, Mensik segue a sua melhor campanha da carreira em Grand Slam e vai desafiar Alexander Zverev.

O primeiro set ficou marcado pelo alto nível de saque do tcheco. Mensik administrou bem os games de serviço em que não enfrentou break points enquanto aproveitou a única brecha no quinto game e administrou até o final para fechar em 6-4 em pouco mais de 40 minutos. Na parcial, o carioca acabou disparando menos winners – 11 a 15 – e foi mais errático ao cometer dois a mais que o adversário.

João começou bem no segundo set confirmando os dois primeiros games de zero. O que parecia ser mais um game tranquilo acabou mudando o cenário até o final. O carioca abriu 40-0, mas viu Mensik cinco pontos seguidos e novamente conseguir uma quebra. Sem conseguir incomodar o saque do adversário, o brasileiro voltou a ceder o serviço no último game e viu o ex-top 15 ampliar vantagem no marcador.

Após pouco mais de 1h30, João conseguiu enfim quebrar o saque após um game muito abaixo de Mensik com três duplas faltas. Mas, falando em game muito abaixo, o carioca não sustentou a vantagem e tudo voltou a ficar equilibrado. Novamente, o tenista de 19 anos achou uma brecha, mas, sacando para tentar fechar o set, desperdiçou set point e viu novamente a parcial ficar parelha em 5-5. Em reta final de tirar o fôlego, Fonseca salvou seis match points sacando em 5-6 e forçou o tie-break. No game decisivo, o tenista de Prostejov fechou em 7 a 3.

*texto escrito em português do Brasil*

 

 

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.