João Fonseca brilha na estreia nas Next Gen Finals e bate Fils pela segunda vez

Por Bruno da Silva - Dezembro 18, 2024
fonseca next gen_
Corinne Dubreuil/ATP

João Fonseca foi o último a qualificar-se para as ATP Next Gen Finals 2024, mas mostrou toda a sua qualidade e estreou com uma grande vitória esta quarta-feira (18) pelo Grupo Azul. O brasileiro, 18 anos e 145º ATP, bateu o melhor rankeado do torneio, o francês Arthur Fils (20º do Mundo) em cinco sets, com parciais de 3-4(9), 4-2, 4-1, 1-4 e 4-1, em 1h53. Este foi o segundo duelo entre eles no ano, e a segunda vitória de Fonseca.

Após um primeiro set muito equilibrado, em que os dois não foram ameaçados no saque e Fils venceu no detalhe, Fonseca subiu o nível, enquanto o francês passou a se apresentar irregular. No quarto set, o principal ranqueado do torneio conseguiu um respiro, aproveitando um game muito ruim do brasileiro servindo em 1-2 e forçou a quinta parcial.

No set decisivo, porém, Fonseca retomou o alto nível no serviço e nos ralis e não deu chances ao rival, anotando a maior vitória de sua carreira em termos de ranking até hoje.

De forma surpreendente, Fonseca e Learner Tien, que bateu Jakub Mensik mais cedo por 3 a 2 em sets, lideram o grupo após a primeira jornada. Os dois vencedores se enfrentam nesta quinta-feira (19), assim como os dois derrotados da estreia.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.