João Fonseca brilha e alcança a maior final da carreira em Basileia

Por Marcela Linhares - Outubro 25, 2025
fonseca

João Fonseca continua a brilhar e está na final do ATP 500 de Basileia! Com 7-6(4) e 7-5, o carioca passou pelo espanhol Jaume Munar e vai disputar a maior final de sua carreira contra quem avançar entre Ugo Humbert Alejandro Davidovich Fokina. Com isso, torna-se o primeiro brasileiro a disputar uma decisão acima de ATP 250 desde… 2003 quando Gustavo Kuerten disputou a final do Masters 1000 de Indian Wells.

Num set que durou pouco mais de uma hora, quem saiu na frente foi Fonseca! Isso porque a partida foi tão equilibrada que não tivemos break points e um mini break foi suficiente para definir o tie-break. Bem agressivo, o brasileiro disparou 27 winners contra 18 do espanhol e cometeu apenas um erro não forçado a mais (10-9).

O que mostra como o jogo estava equilibrado é o facto da primeira quebra ter acontecido com apenas 1h10 em momento que Munar tomou a frente no segundo set. O espanhol teve 4-2 no marcador, mas João não perdeu o foco e voltou a liderar ao vencer três games seguidos. O carioca não teve mais o serviço quebrado e, pressionando mais uma vez o adversário, conseguiu mais uma brecha no último game e fechou o jogo na primeira oportunidade.

Com a campanha até o momento, Fonseca já aparece como 34º da carreira – seu melhor ranking até hoje e pode furar o top 30 com o possível título. Munar também, apesar da derrota, garante a melhor posição no ranking ATP e vai ser 36º.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.