João Fonseca alcança primeira vitória profissional em relva em Eastbourne e desafia… campeão Fritz

Por Marcela Linhares - Junho 23, 2025
fonseca-eastbourne-2025-monday
Divulgação/ATP

Nesta segunda-feira, João Fonseca (57.º do ranking ATP) deu mais um passo na sua caminhada em relva ao estrear-se no ATP 250 de Eastbourne… e da melhor maneira. O brasileiro passou por Zizou Bergs (50.º) de virada por 6-7(8), 6-0 e 6-3. Na segunda ronda vai desafiar Taylor Fritz, principal cabeça-de-série e três vezes campeão, isto depois de somar a sua primeira vitória da carreira em torneios ATP disputados em relva.

No primeiro set, os servidores fecharam as portas nos respetivos jogos. Depois de salvar um set point a 4-5, Fonseca viu o jogo seguir equilibrado e ser definido no tie-break. O brasileiro teve três set points no desempate mas, sem aproveitar, viu o belga fechar em 10-8 em 1h06.

Impecável no segundo parcial, João aumentou o volume de jogo enquanto aproveitou um momento abaixo de Bergs para anotar 6-0 naquele que foi seu primeiro ‘pneu’ da carreira em relva. No set, os dois tenistas dispararam quatro winners, mas, em compensação, o carioca cometeu apenas dois erros não forçados contra 12.

Seguindo embalado, Fonseca manteve o ritmo acelerado e abriu 3-0 em apenas 13 minutos, ampliando assim para nove jogos consecutivos no marcador. O belga esboçou uma reação diminuindo a desvantagem para 2-3 e serviço, mas acabou por sofrer novamente um break. Sem mais quebras, o carioca concluiu o encontro na primeira oportunidade.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.