João Domingues joga muito no Rio Open e garante primeiros ‘oitavos’ da carreira num torneio ATP 500

Por Nuno Chaves - Fevereiro 19, 2020
Domingues
Foto: Bruno Alencastro/ Bola Amarela

João Domingues, número três nacional, garantiu esta terça-feira os seus primeiros oitavos de final da carreira num torneio ATP 500.

A jogar o Rio Open, prova onde teve de ultrapassar a fase de qualificação, o jogador português (que até ia defrontar Pedro Sousa, caso este não tivesse desistido devido a lesão) derrotou o lucky loser Federico Gaio com os parciais de 7-6(8) e 6-4, após 1h45 minutos de jogo.

Foto: Bruno Alencastro/ Bola Amarela

A chave do encontro esteve na primeira partida. Domingues esteve a perder por 3-5, fez break, conseguiu levar o duelo para o tie-break onde chegou a salvar dois set points mas, na raça, carimbou um intenso parcial.

No segundo set, apesar do equilíbrio, ficou sempre a sensação de que o jogador luso estava com o ascendente do seu lado e, depois de um break ao sétimo jogo, nunca mais perdeu a vantagem e acabou mesmo por garantir uma das vitórias mais importantes da carreira.

Foto: Bruno Alencastro/ Bola Amarela

Esta vitória oferece ainda mais uma enorme notícia para o jogador de 26 anos: a (muito provável) subida até ao lugar número 150 do ranking mundial, o que por outras palavras significa… o seu melhor ranking da carreira (melhor é o 159.º posto).

Foto: Bruno Alencastro/ Bola Amarela

Na luta por um lugar nos quartos de final, Domingues vai ter o italiano Gianluca Mager, que eliminou Casper Ruud – campeão na última semana em Buenos Aires após derrotar Pedro Sousa na final – por 7-6(4) e 7-5.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.