Jo-Wilfried Tsonga perde em Paris e está fora da corrida às ATP World Tour Finals
Julien Benneteau parece estar a aproveitar da melhor maneira o wildcard que lhe foi atribuído pela organização do Masters 1000 de Paris, causando surpresa no feriado desta quarta-feira. O veterano gaulês defrontou o teórico favorito Jo-Wilfried Tsonga e conseguiu os parciais de 2-6, 7-6(4) e 6-2 ao cabo de quase duas horas, deitando por terra as esperanças de Tsonga ainda se qualificar para Londres. Neste momento, David Goffin é o jogador com mais chances de ficar com uma das duas últimas vagas.
Depois de uma primeira partida vencida tranquilamente pelo número 15 da hierarquia mundial, Benneteau, número 83 ATP e que na primeira ronda tinha levado a melhor frente ao jovem Danis Shapovalov, fez valer a qualidade do seu serviço para levar de vencido o seu compatriota. No terceiro set, o jogador de 35 anos perdeu somente dois pontos com o seu primeiro serviço e salvou o único ponto de break que enfrentou, derrotando Tsonga pela segunda segunda vez nos últimos três confrontos entre ambos.
Com o desaire prematuro no evento de Paris, Jo-Wilfried Tsonga fica automaticamente fora da corrida para Londres, atualmente liderada por David Goffin, que curiosamente defronta Benneteau em caso de vitória nesta quarta-feira. O belga precisa de mais duas vitórias para garantir uma das duas vagas disponíveis. Em caso de derrota antes dos quartos-de-final, o único cenário que tira Goffin de Londres é se Lucas Pouille vencer o torneio derrotando Juan Martin del Potro na final.
Recorde-se que este é o último torneio de singulares na carreira de Julien Benneteau.