Jarry brilha na sua terra natal e volta aos títulos em Santiago

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 6, 2023

Redenção para Nicolas Jarry. Depois de ter passado pelo deserto na sequência de uma suspensão por doping, o chileno está de volta a viver os momentos mais especiais da sua carreira, ao conquistar o seu segundo título ATP. Mas este ainda tem mais significado, já que chegou em Santiago, cidade onde nasceu, com o avô a entregar-lhe o troféu nas mãos e a coroar uma semana de grande luta.

Com a terceira reviravolta seguida, Jarry levou a melhor diante do argentino Tomás Etcheverry, que disputava a primeira final da sua carreira. E ao cabo de quase três horas, eis que a história se escreveu com os parciais 6-7(5), 7-6(5) e 6-2, com Jarry a juntar este troféu ao que tinha vencido na terra batida sueca de Bastad há quase quatro anos, em 2019.

Tudo isto, somado às meias-finais do Rio Open na semana anterior, significa que Jarry vai saltar para o 52.º posto da hierarquia mundial masculina, aproximando-se cada vez mais do máximo de carreira que havia alcançado precisamente em 2019, quando foi 38.º.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt