Jaime Faria e Henrique Rocha estreiam-se em finais Challenger em Oeiras
Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha apuraram-se, na tarde desta sexta-feira, para a final de pares do Oeiras Open 4, que será a primeira das respetivas carreiras no ATP Challenger Tour. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras no Complexo de Ténis do Jamor, o torneio termina este sábado e tem como finalistas de singulares o australiano Aleksandar Vukic e o argentino Facundo Diaz Acosta.
Eliminados no qualifying de singulares, Jaime Faria e Henrique Rocha começaram a competição de pares com uma vitória frente aos primeiros cabeças de série e esta sexta-feira celebraram o terceiro triunfo ao superarem o uzbeque Sanjar Fayziev e o romeno Alexandru Jecan em duas partidas, por 7-5 e 6-1.
Tendo encontrado a fórmula perfeita para recuperar de um deslize inicial frente ao uzbeque Sanjar Fayziev e ao romeno Alexandru Jecan, Faria e Rocha não tremeram nos momentos-chave do primeiro parcial, enquanto no segundo a história foi outra e de forma bem folgada assinaram a terceira vitória lado a lado no Court Central do Jamor.
Com esta campanha, os dois jovens do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis apuraram-se pela primeira vez para a final de pares de um torneio Challenger depois de terem ficado à porta com outros parceiros: Faria disputou três meias-finais com Luís Faria, Rocha jogou uma ao lado de Daniel Rodrigues.
A final no Oeiras Open 4 acontece como sequência da boa série de resultados que os parceiros de treino já tinham apresentado nas últimas semanas, mas em torneios do circuito ITF: foram vice-campeões de um ITF de 25.000 dólares em Santa Margherita di Pula (Itália) e, depois, semifinalistas em torneios da mesma categoria nas cidades espanholas de Sabadell e Valldoreix.
A discussão do título está marcada para sábado, logo após a final de singulares, e será contra o britânico Luke Johnson e o neerlandês SemVerbeek, dois especialistas da variante de pares que defendem o estatuto de terceiros cabeças de série e que acederam à final com um triunfo por 6-3 e 6-3 contra Luca Margaroli e Fernando Romboli, da Suíça e do Brasil, respetivamente.