Já são conhecidos os nomeados para o Prémio Desportivismo ATP e há uma baixa de peso

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 29, 2022

Já são conhecidos os nomeados para o Prémio Desportivismo do ATP Tour, que tem o nome de Stefan Edberg. Trata-se de um troféu que distingue, de forma resumida, o jogador com mais fair play dentro de court e com um comportamento condizente fora do mesmo, sendo que Roger Federer tem 13 distinções na carreira, seguido de Rafael Nadal e Edberg, com cinco.

Ora, o suíço não surge nos nomeados este ano, sendo que há onze candidatos que vão a votos entre os tenistas: Cameron Norrie, Carlos Alcaraz, Casper Ruud, Felix Auger-Aliassime, Frances Tiafoe, Grigor Dimitrov, Hubert Hurkacz, Lorenzo Musetti, Matteo Berrettini, Maxime Cressy Rafael Nadal.

Como é fácil identificar, há um nome de peso que fica de fora, sendo que a situação já foi muito comentada nas redes sociais. Trata-se de Novak Djokovic, que não estará entre os nomeados para vencer o prémio. Nadal é o grande favorito, até porque é preciso recuar a 2003 para encontrar alguém que não se chame Roger ou Rafa a ganhar o troféu: na altura foi o tailandês Paradorn Srichaphan.

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt