ITF anuncia mudança no conceito das finais da Taça Davis e Fed Cup
A Federação Internacional de Ténis anunciou esta quarta-feira que vai dar início à transformação do formato da Taça Davis e da Fed Cup, dando sequência àquele que é um dos maiores desejos do seu presidente, o norte-americano David Haggerty.
O primeiro passo para a transformação da prova será dado já no mês de dezembro, quando a ITF abrir candidaturas para que qualquer cidade/país que queira receber as finais da Taça Davis e da Fed Cup, que passarão assim a ser disputadas em campo neutro, ao contrário do que tem acontecido ao longo das últimas décadas.
A ideia principal de Haggerty é transformar a reta final dos Grupos Mundiais das duas provas de seleção numa espécie de ‘Final Four’, com a final em campo neutro a imitar o conceito do Superbowl ou da final da Liga dos Campeões.
Em comunicado, a ITF revela ainda que o formato à melhor de cinco sets nos encontros da Taça Davis poderá igualmente ser revisto, depois de este ano já ter terminado com os sets longos, ao implementar o tiebreak no terceiro (Fed Cup) e quinto (Taça Davis) sets.