O italiano que está há 25 anos sem ganhar um encontro
Enrico Becuzzi é italiano, tem 43 anos e não ganha um encontro em quadros principais de qualquer torneio… há 25! A Yahoo Espanha foi falar com ele esta semana para tentar perceber o que leva um jogador desta idade continuar a tentar, quando o dinheiro que perder é constantemente mais do que aquele que ganha.
“Não estou num bom momento. Treino muito todos os dias mas estou pouco confiante, as coisas não estão a sair bem”, confessou Becuzzi na semana passada, após ser eliminado na primeira ronda do Future de Bol, na Croácia, para o qual recebeu, imagine-se, um wild card, diante do jovem australiano Omar Jasika, uma das maiores estrelas do ténis australiano, por 6-0 e 6-0, num encontro em que ganhou UM PONTO.
Sem vitórias em quadros principais, Becuzzi tem também apenas três triunfos em fases de qualificação ao longo dos últimos anos. Em 2003, cumpriu o sonho de entrar no ranking, mas através de um ponto conquistado pela derrota (e por 6-0 e 6-0, claro!) na primeira ronda do Challenger de Sófia.
Em pares, a situação é ligeiramente menos má. Atualmente no 1804.º posto do ranking de pares, o transalpino até já atingiu umas meias-finais em 2016 em torneios Future, sendo que no ano passado até chegou a disputar a variante de pares de um Challenger, em Bogotá, ao lado do bem mais cotado Paolo Lorenzi, que recentemente jogou o Estoril Open.