Inspiração? Barty imitou Sampras e retirou-se depois de conquistar o ‘seu’ Grand Slam

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 23, 2022
barty-ausopen

É a notícia do dia e que vai dar muito que falar durante muito tempo. Ashleigh Barty decidiu colocar um ponto final na carreira quando ninguém esperava e, aos 25 anos, diz adeus ao ténis pela segunda vez. No entanto, desta feita, despede-se como número um do Mundo, depois de conquistar o Australian Open e sem ter perdido qualquer encontro esta temporada. Ora, com as devidas diferenças, a verdade é que há uma enorme coincidência entre Barty e… Pete Sampras.

O final da carreira está normalmente associado a um momento em que já não se consegue mostrar a melhor versão e alcançar os resultados desejados, mas Barty e Sampras furaram a lógica. Ora, o que é que os une? É que Ash decidiu retirar-se depois de vencer o ‘seu’ Australian Open – já depois de conquistar Roland Garros e Wimbledon também -, ao passo que Sampras disse adeus na sequência de arrebatar o US Open em 2002.

Claro que, como referimos, há que destacar as diferenças entre os dois. Pistol Pete acabou a carreira aos 31 anos, mais seis do que Barty, 64 títulos (contra 15 da Australian), entre eles 14 Grand Slams (contra 3).

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/bomba-ash-barty-retira-se-do-tenis-aos-25-anos-e-no-topo-do-ranking/

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt