Inês Murta salva ‘match points’ e avança na Nigéria
Inês Murta, número três portuguesa e 908.ª classificada da hierarquia mundial WTA, resistiu esta terça-feira à eliminação ao salvar cinco match points para avançar à segunda ronda do torneio ITF de Lagos, na Nigéria, que distribui um total de 25 mil dólares em prémios monetários e é disputado sobre superfície rápida.
A algarvia de 18 anos, irmã de André Murta, ultrapassou a russa Margarita Lazareva, sétima cabeça de série e 446.ª da tabela classificativa, pelos equilibrados parciais de 2-6, 7-6(4) e 6-4, para registar uma das melhores vitórias do ano. No capítulo estatístico, a jogadora natural da cidade de Faro disparou oito ases e converteu cinco pontos de break em 19 oportunidades.
Na segunda eliminatória, Inês Murta terá pela frente a indiana Prarthana Thombare, 589.ª colocada WTA, que somou uma vitória em sets diretos na estreia. As duas jogadoras nunca se defrontaram anteriormente.
Em Antalya, na Turquia, a portuguesa Cláudia Cianci, que recebeu um convite da organização para disputar diretamente o quadro principal, não resistiu à ronda inicial e foi afastada, por 6-4, 2-6 e 6-2, pela segunda pré-designada da competição, a georgiana Sofia Kvatsabaia, número 385 do Mundo.