Indian Wells pode ser só o primeiro: Miami e Monte Carlo em risco

Por José Morgado - Março 9, 2020
Miami-Open

Era uma questão de tempo até o ténis ser fortemente afetado pelo Coronavírus. Depois do adiamento e cancelamento de vários jogos de futebol, feiras internacionais e festivais de música, o torneio de Indian Wells, considerado por muitos como o ‘quinto Grand Slam’, foi cancelado no domingo à noite por questões de segurança e após instrução médica do governo da região.

O torneio de Indian Wells foi cancelado de véspera após confirmado um primeiro caso de Covid19 na região, mas na zona de Miami, onde será disputado o próximo grande evento, a partir de 23 de março, há ainda mais casos. O festival ‘Ultra’, de música eletrónica, foi cancelado. Realiza-se a 20 minutos do HardRock Stadium, palco do Miami Open…

Depois, o circuito segue para a Europa, onde o cenário não é melhor: em Monte Carlo, perto da fronteira com o Norte de Itália (onde há milhares de infetados e centenas de mortos), todos os eventos públicos com mais de 1000 pessoas estão proibidos. Em Espanha e França o cenário está melhor… mas não muito.

Em Portugal, país que recebe o Millennium Estoril Open de 25 de abril a 3 de maio, estão confirmados apenas 30 casos e todos de infeção ligeira.

Uma coisa é certa: depois daquilo que aconteceu em Indian Wells, os torneios seguintes tentarão reagir mais rápido para evitar que se repita o cenário de os tenistas viajarem até aos locais, pagarem alojamentos e viagens e ficarem de mãos a abanar…

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.