Histórico: torneios do Grand Slam ficam todos com o mesmo formato no quinto e decisivo set

Por Nuno Chaves - Março 16, 2022
Wimbledon

É um momento histórico e nunca antes visto para os torneios do Grand Slam. A partir de agora, todos os Majors do ténis mundial terão o mesmo formato no quinto e decisivo set, algo que até aqui nunca tinha acontecido, já que cada um tinha a sua estrutura definida.

Mas agora as coisas serão diferentes. A partir de Roland Garros, os quatro torneios do Grand Slam terão um tie-break no set decisivo, quando estiver seis jogos para cada lado, sendo que esse tie-break será jogado até aos 10 pontos – algo que já acontecia, por exemplo, no Australian Open.

A decisão foi anunciada pelo Comité do Grand Slam, depois de várias conversas com a WTA, ATP e ITF e tem como objetivo criar uma maior consistência nas regras em torneios Major.

Recorde-se que, até ao dia de hoje, o quinto set do Australian Open era concluído com a regra que entra agora em vigor, Roland Garros não tinha qualquer limite estabelecido, ou seja, em caso de 6-6, o encontro só terminaria com dois jogos de diferença, em Wimbledon o set ia até aos 12-12 e, aí, jogava-se um tie-break até aos sete pontos, enquanto que no US Open era também com um tie-break a 6-6, ainda assim, era jogado até aos sete pontos.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.