Hexacampeã Francisca Jorge entra ‘de bicicleta’ no Nacional após 2.ª ronda que teve ‘pneus’ em todos os encontros
Foi sem dificuldades que Francisca Jorge iniciou mais uma participação no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto com uma vitória rumo aos quartos de final. A jornada desta terça-feira decorreu sem surpresas no quadro feminino da prova que a Federação Portuguesa de Ténis organiza na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, e que celebra a 99.ª edição com um prize-money recorde de 25.000 euros.
Novamente “em casa”, no local que tem como base de treinos desde que integrou a equipa do Centro de Alto Rendimento, Francisca Jorge não perdeu tempo e venceu o duelo de gerações com a qualifierTeresa Poppe, do Clube de Ténis do Estoril, por 6-0 e 6-1.
O encontro ficou concluído em 55 minutos e resultou na 24.ª vitória consecutiva para a melhor tenista lusa da atualidade, 272.ª classificada no ranking WTA, que este ano tenta tornar-se na quinta mulher portuguesa a conquistar sete títulos de campeã nacional, mas apenas terceira a fazê-lo em sete edições consecutivas.
“Houve um momento em que desliguei um bocadinho, mas no geral foi um bom encontro. Ela é mais nova e ainda está a entrar no ritmo, faz parte estas primeiras rondas serem em teoria mais acessíveis”, explicou depois do encontro de estreia.
Com a consciência de que “a partir de agora os encontros tornam-se mais equilibrados porque o nível começa a aumentar”, a hexacampeã nacional admitiu que o passar dos anos não a faz ficar mais relaxada: “Sendo uma competição nacional sinto uma responsabilidade acrescida e se é para jogar é para ganhar.”
Os quartos de final de quinta-feira serão disputados contra outra jogadora muito nova que chegou pela primeira vez esta fase: Lena Couto, a jovem portuense de apenas 16 anos que superou Teresa Franco Dias (sexta cabeça de série) por 6-3 e 6-0.
“Estávamos as duas bem, com um bom nível, e a grande diferença foi a consistência. Eu mantive-me mais constante, ela teve mais altos e baixos. Mas o resultado não demonstra o que foi o encontro, porque foi equilibrado”, analisou antes de antever o maior desafio da carreira: “Ela é a melhor jogadora portuguesa e espero conseguir jogar bem e fazer um bom encontro. Vou entrar mais relaxada do que o habitual, mas vou para fazer o melhor possível e para ganhar.”
Os restantes duelos de singulares desta terça-feira também foram resolvidos em dois sets e sem surpresas.
Matilde Jorge, número 548 mundial e finalista da prova em 2019, 2021 e 2022, não perdeu jogos contra a qualifierBeatriz Castro (14 anos) e agendou encontro nos quartos de final com a colega de treinos ElizabetHamaliy, que se desenvencilhou de Matilde do Canto Parreira com o mesmo resultado (6-0 e 6-0).
Igualmente autoritário foi o triunfo de abertura de Inês Murta, a outra jogadora que já participou em três finais (vice-campeã em 2014, 2015 e 2020), uma vez que venceu Kika Lima, de 13 anos, por 6-0 e 6-2. A próxima adversária da algarvia será Ana Filipa Santos, uma ex-colega de seleção que um dia após vencer Sara Lança por 7-5 e 7-5 teve uma tarefa bem mais facilitada (6-0 e 6-0) contra Catarina Silva.
O outro encontro dos quartos de final colocará frente a frente duas das campeãs nacionais em título: Angelina Voloshchuk (bicampeã de sub 16) passou por Gabriela Amorim (a campeã de sub 14) com 6-1 e 6-0 e MariaGarcia (vencedora da mais recente prova de sub 18) eliminou Maria BeatrizTeixeira com os parciais de 6-0 e 6-1.
Na variante de pares, que na véspera viu as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge darem início ao ataque ao quinto título lado a lado com sucesso, o maior destaque do dia foi o regresso vitorioso de Fred Gil. O ex-número 62 ATP tem quatro títulos individuais no currículo (2004, 2006, 2007 e 2019), mas já só compete em pares e juntamente com Pedro Araújo derrotou José Ricardo Nunes e João Ferreira por 6-2 e 6-1 para dar o primeiro passo necessário em direção ao segundo troféu de campeão, oito anos após ter ganho com Felipe Cunha e Silva.
Já no quadro de pares mistos, Ana Filipa Santos e Gonçalo Falcão venceram José Ricardo Nunes (campeão em título com Sara Lança) e AmáliaSuciu por 6-2 e 6-2 para chegarem aos quartos de final.