Henrique Rocha brilha em Paris e está a um passo do quadro principal de Roland Garros
À boleia de uma das melhores vitórias na temporada, Henrique Rocha carimbou o passaporte para a terceira e última ronda da fase de qualificação de Roland Garros. O português de 21 anos, número 201 do Mundo, rubricou uma grande exibição para ultrapassar um tenista que já tem três finais Challenger esta temporada e colocou-se a um passo de se juntar a Nuno Borges e Jaime Faria no quadro principal do Grand Slam francês.
Rocha derrubou o chileno Tomás Barrios Vera (110.º) com os parciais 7-6(1) e 6-3, em pouco menos de duas horas, com destaque para a verdadeira batalha que superou na primeira partida. Ao longo de 1h14 de luta, Rocha virou uma desvantagem de 3-1 e deixou tudo equilibrado até ao tie-break, mesmo depois de não aproveitar três set points a 6-5. No desempate foi implacável e levou esse embalo para a segunda partida.
O português abriu rapidamente uma vantagem de 4-0, altura em que Barrios Vera acordou e venceu 12 de 13 pontos para fazer 3-4 e deixar Rocha a abanar. Ou pensava o sul-americano que sim. É que o jovem português cerrou os dentes, voltou a subir o nível e não perdeu mais jogo nenhum para confirmar o apuramento.
Desta forma, Henrique Rocha repete a terceira ronda do qualy que tinha atingido no Australian Open, mas agora irá à procura de dar mais um passo para entrar mesmo no quadro. Para tal terá de bater o francês Luca Van Assche (179.º) ou o cazaque Timofey Skatov (191.º).
Leia também:
- — Alcaraz derrota Sinner pela quarta vez seguida e conquista Roma pela primeira vez em casa do maior rival
- — Os impressionantes registos de Sinner que chegaram ao fim após perder para Alcaraz
- — Eis o novo top 10 mundial com Alcaraz a subir e Musetti com novo máximo de carreira