Há um ex-top 15 à beira de entrar no Millennium Estoril Open
Já é conhecida a lista completa do Millennium Estoril Open 2016. Para além dos 19 jogadores que entraram diretamente e dos dois lugares para Special Exempt, que poderão ou não ser utilizado, já são conhecidos igualmente os 74 jogadores que se inscreveram no quadro principal do torneio mas ficaram de fora, tendo assim o estatuto de alternates.
Nos primeiros lugares da lista, claro destaque para o polaco Jerzy Janowicz, antigo número 14 mundial e semifinalista de Wimbledon em 2013, que atualmente ocupa o modesto 99.º lugar do ranking ATP. O polaco de 2,03 metros tem estado lesionado, competiu em apenas um encontro em 2016 (perdeu na primeira ronda do Australian Open com John Isner) mas deverá estar a planear o regresso para a temporada de terra batida.
Janowicz encontra-se apenas quatro lugares fora, pelo que é muito provável que entre diretamente no maior torneio de ténis português. Só Mikhail Kukushkin, Daniel Gimeno Traver e Facundo Bagnis estão à sua frente nessa lista. Gastão Elias é o português melhor colocado, mas no 15.º posto, pelo que será muito difícil entrar diretamente. Frederico Silva, Gonçalo Oliveira e Frederico Gil também estão entre os 74 alternates.