This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Há 27 anos, Pete Sampras chegava à liderança do ranking pela primeira vez
Pete Sampras nasceu em Washington DC em agosto de 1971 e é unanimemente considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. Pistol Pete, que dominou o ténis durante boa parte dos anos 1990, ‘celebra’ neste domingo de Páscoa o 27.º aniversário da sua primeira subida à liderança do ranking mundial, fechada a 12 de abril de 1993.
Na altura, o miúdo da capital, então com 21 anos, tinha apenas conquistado um título de Grand Slam (US Open em 1990, que ganhou com apenas 19 anos e de forma algo surpreendente), mas havia acabado de vencer o ATP Masters 1000 de Miami pela primeira vez para ultrapassar o compatriota Jim Courier no topo da hierarquia.
Suspeitava-se que aquela seria a primeira de muitas semanas de Sampras no topo do ranking mundial e essas previsões confirmaram-se: 286 segundas-feiras no topo da classificação ATP (quarto melhor da história), 14 títulos de Grand Slam (segundo) — dois recordes que detinha quando se retirou –, 77,4 por cento de vitórias e 64 títulos de singulares, que eternizam o seu nome na história do ténis.
Quando se retirou — o seu último encontro foi a final (ganha!) do US Open em setembro de 2002 (mas só oficializou um ano depois) –, poucos imaginariam que menos de duas décadas depois já outros três super-campeões tivessem mais títulos de Grand Slam do que ele. Roger Federer ultrapassou o seu número de Grand Slams em 2009 e as suas semanas no topo ATP em 2012. Rafael Nadal chegou aos 15 Majors em 2017 e Novak Djokovic atingiu esse número em 2018. O sérvio está também a quatro semanas de atingir as semanas de sampras no topo.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=IlMYgFzTJOU
Há, num entanto, um recorde que o norte-americano ainda tem: seis temporadas fechadas no topo do ranking ATP (Federer, Nadal, Djokovic têm cinco). Mais impressionante e difícil de bater ainda? É que foram todas seguidas, entre 1993 e 1998!
- Categorias:
- ATP World Tour
- Hall of fame