Há 18 anos, Rafael Nadal entrava no top 10 pela primeira vez
25 de abril de 2005 marca a data em que Rafael Nadal entrou no top 10 pela primeira vez na carreira. Após ter sido campeão do ATP de Barcelona no dia anterior passando por Juan Carlos Ferrero – sim, treinador de Carlos Alcaraz – na decisão com parciais de 6-1, 7-6 e 6-3, Rafa garantiu sua estreia na seleta lista do ranking masculino.
Em sua campanha pelo título, El Toro passou Gilles Müller, Dominik Hrbaty, Agustín Calleri, Radek Stepanek e Juan Carlos Ferrero.
Curiosamente, Nadal erguia naquela época o primeiro de 12 títulos que viria a conquistar no torneio espanhol e sua presença no evento foi tão marcante que em 2017 a quadra central foi renomeada para Pista Rafa Nadal.
Antes de disputar o torneio, Rafa poderia ser visto em 11º no ranking e, após conquistar o título, subiu quatro posições e passou a ocupar o 7º lugar.
O que poucos iriam imaginar é que, mesmo com o grande histórico de lesões, a permanência de Nadal entre os dez melhores durou mais de 900 semanas – mais precisamente, durou 912 semanas consecutivas – e se encerrou apenas em 20 de março desse ano.
Confira abaixo como ficou o ranking quando Rafa entrou pela primeira vez:
- Roger Federer
- Lleyton Hewitt
- Andy Roddick
- Marat Safin
- Gaston Gaudio
- Tim Henman
- Rafael Nadal
- Andre Agassi
- Carlos Moya
- David Nalbandian