Gustavo Heide vence batalha dramática e conquista primeira vitória ATP em Gstaad

Por Bruno da Silva - Julho 16, 2024
heide gstaad
Meierhans Fotografie/Swiss Open Gstaad

A primeira vitória de Gustavo Heide (178.º ATP) em torneios ATP não poderia ter vindo de forma mais dramática. O paulista de 22 anos precisou de 3h14 e de oito match points para superar Stefano Napolitano (125º) num duelo insano no ATP 250 de Gstaad, na Suíça.

O brasileiro de 22 anos, que passou pelo qualifying, venceu o italiano com parciais de 7-6(4), 5-7 e 7-6(3). Esta foi a terceira vez que disputou o quadro principal de um torneio ATP, após cair nas estreias do Rio Open e de Roland Garros este ano.

A primeira partida não teve sequer um break point e um ponto a mais vencido na devolução foi decisivo para Heide vencer no tie-break. Na segunda, Napolitano conseguiu a quebra logo de entrada, mas o brasileiro devolveu no oitavo jogo e teve quatro match points no serviço do rival no décimo… mas desperdiçou todos. Frustrado com as oportunidades desperdiçadas e também com duas chamadas em relação às quais discordou do árbitro, o paulista acabou quebrado de 0-40 e depois o italiano empatou o duelo na chance que teve para servir para o set.

O set final decorreu também sem quebras, assim como o primeiro, com um break point para cada lado até o 12º jogo, quando Heide desperdiçou mais três match points. Porém, encontrou um último gás no tie-break e, sem perder pontos no serviço, arrancou a vitória.

Com este triunfo, Heide aproxima-se do seu melhor lugar no ranking, o 159º posto. Na próxima ronda, Heide encara o francês Ugo Humbert, cabeça de serie número 2. Será a primeira vez que enfrenta um top 15 na carreira.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.