Gustavo Heide vai à primeira final de Challenger da carreira em Bogotá

Por Bruno da Silva - Setembro 30, 2023
heide bogota
Divulgação/Bogotá Challenger

O paulista Gustavo Heide, 21 anos e 284º do mundo, garantiu neste sábado (30) vaga à final do Challenger de Bogotá, na Colômbia, a sua primeira neste nível na carreira. Na semifinal, o número 4 do Brasil superou o espanhol David Jorda Sanchis (394º) com parciais de 7-6(3) e 6-4, em 1h38.

Heide fechou a partida com mais break points enfrentados (seis a três), mas só perdeu o serviço uma vez, no primeiro set. O brasileiro manteve um grande aproveitamento com o primeiro serviço (91% de pontos vencidos) e prevaleceu nos momentos decisivos, como no tie-break da primeira parcial e quando serviu para o jogo (teve que virar um 0-40), assegurando a vaga à maior final de sua carreira.

Leia também:

Alcaraz retorna com bom nível e com vitória no primeiro jogo da carreira na China
Medvedev aponta quem terminará o ano como número 1 do mundo
Chave de duplas de Pequim tem Bia Haddad, além de Luisa Stefani e Ingrid Martins juntas; confira

Com a campanha até agora, Heide já garante o melhor ranking de sua carreira, dentro do top 230. Caso ele seja campeão, vai figurar entre os 200 melhores do mundo. Na final, ele encara o vencedor do confronto entre Tomas Barrios Vera (114º) e Thiago Tirante (143º).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.