Guga Kuerten rendido: «Bia Maia é a detentora da bandeira do nosso ténis»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 11, 2022
Gustavo-Kuerten

Quem melhor do que Gustavo Kuerten para analisar o momento do ténis brasileiro? A lenda canarinha, dono de três títulos de Roland Garros e antigo número um do Mundo, considerou que há razões para acreditar num futuro promissor, enquanto se mostrou rendido a Beatriz Haddad Maia, ela que atualmente ocupa o 16.º lugar do ranking WTA.

“A Bia hoje é a grande detentora da bandeira do nosso ténis. Ela é o exemplo para o ténis feminino, é quem está a trazer as raparigas para dentro do court. O desporto ainda é um ambiente mais masculino e essa inspiração que ela causa aproxima as meninas. E isso facilita ser profissional? Teremos muitas meninas jogando agora? Isso vai depender de inúmeros fatores. Mas é uma contribuição importante”, disse em entrevista ao Estadão.

Por outro lado, Kuerten garantiu que Bia Maia tem razões para sonhar com o top 10. “Terminando entre as 20 melhores, estabilizando em dois ou três anos, vai acontecer naturalmente chegar entre as 10 primeiras. Tem capacidade para isso. É uma questão de amadurecimento, dentro de um nível que já é extraordinário. Chegar tão longe assim é muito difícil”, apontou.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt