Griekspoor conquista Pune e torna-se no primeiro campeão estreante de 2023

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 7, 2023

Não foi preciso esperar nada para encontrar o primeiro campeão estreante de 2023 no ATP Tour. Depois de um ano de 2022 em que houve 12 jogadores a vencerem títulos pela primeira vez, Tallon Griekspoor iniciou a contagem na nova temporada, ao conquistar o título no ATP 250 de Pune, sucedendo a João Sousa na galeria de honra do torneio indiano.

O número 95 do ranking ATP saiu por cima de uma batalha de estreantes em finais, sendo que teve de trabalhar muito para dar a volta ao marcador, construindo um triunfo com os parciais 4-6, 7-5 e 6-3. Griekspoor parecia estar a perder o controlo do encontro a meio do segundo set, mas foi crescendo, aumentou a pressão e o ponto de viragem deu-se a 5-5, quando quebrou para depois servir e fechar o segundo set.

Já na terceira partida, o neerlandês alcançou a quebra de serviço numa fase madrugadora, mas teve de aguentar a reação de Bonzi, isto num duelo entre dois dos jogadores que mais sucesso tiveram no circuito Challenger ao longo dos últimos anos. Mas agora foi a vez de Griekspoor se juntar à galeria de campeões do ATP Tour, garantindo um salto para o 61.º posto do ranking ATP, enquanto Bonzi entra no top 50.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt