Graça, Torres, Batista e Valdoleiros na ronda de acesso ao quadro principal do Porto Open ITF M25
Quatro tenistas portugueses asseguraram a passagem à terceira e última ronda da fase de qualificação do Eupago Porto Open ITF M25, o segundo torneio internacional que a Associação de Ténis do Porto organiza, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto.
O primeiro a seguir em frente foi Tiago Torres (1916.º classificado no ranking ATP), que logo pela manhã levou a melhor no embate português com LuísMiguel Saraiva por 6-1 e 6-3.
Tal como ele, também Daniel Batista sorriu no embate com um compatriota ao superar Tiago Silva em duas partidas, com os parciais de 7-6(4) e 6-3.
Depois, também avançaram para a ronda final o algarvio João Graça (6-3 e 7-5 ao mexicano Ian Luca Cervantes Tomas) e o maiato Guilherme Valdoleiros (venceu Daniel Lara Salmeron, de Espanha, por 6-3 e 6-2).
Não haverá nenhum encontro entre jogadores “da casa” na ronda de passagem, pelo que se mantém em aberto a possibilidade de todos eles chegarem ao quadro principal de singulares.
Valdoleiros terá, em teoria, o desafio mais difícil ao encarar o primeiro cabeça de série, Kuzey Cekirge (983.º), da Turquia; Torres terá pela frente o australiano Ethan Cook (1489.º), da Austrália; Batista desafiará o britânico Peter Alam (1545.º); e Graça discutirá o apuramento com o marroquino Youssef Kadiri Hassani, o único sem classificação ATP.
Para além dos embates finais do qualifying, a jornada de terça-feira também contará com um encontro do quadro principal de singulares, que colocará Vasco Prata frente a frente com o polaco Tomasz Berkieta.
O primeiro cabeça de série deste Eupago Porto Open ITF M25 é Gonçalo Oliveira, português — e portuense — que em abril deste ano passou a representar a Venezuela, apesar de ainda ser identificado pela Federação Internacional de Ténis com a bandeira lusa. O número 296 do ranking mundial terá como primeiro adversário Francisco Rocha (898.º), também do Porto, mas só na quarta-feira.
Da lista de favoritos também fazem parte Pedro Araújo, que este ano inaugurou o palmarés individual e entretanto já conta com dois títulos ITF M15 (ambos em Monastir), e Frederico Silva.
O caldense de 29 anos viajou para o Porto com peso extra na bagagem após conquistar, no ITF M25 de Castelo Branco, este domingo, o primeiro título desde outubro de 2019.
A lista de participantes portugueses fica completa com os nomes de JoãoDomingues, Rodrigo Fernandes, Diogo Marques e Gonçalo Marques.