This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Graça, Batista e Couto a um passo do quadro principal na Quinta do Lago

João Graça e Daniel Batista entraram com o pé direito no The Campus M25 Quinta do Lago Open e juntaram-se a Vicente Couto na ronda de acesso ao quadro principal de singulares da oitava edição do torneio internacional organizado pelo Resort da Quinta do Lago. Esta terça-feira tentarão aumentar a comitiva portuguesa, que já conta com Frederico Silva, Gastão Elias, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Francisco Rocha, Diogo Marques e Tomás Luis.
Em bom plano desde que iniciou a série de torneios no Sul do país, o algarvio João Graça tinha ficado isento da primeira ronda graças ao estatuto de 10.º cabeça de série e estreou-se no The Campus com um triunfo autoritário (6-1 e 6-0) sobre o italiano Baptiste Bellinelli para ficar mais perto do quarto quadro principal consecutivo.
No dia em que voltou a melhorar a classificação profissional (subiu 77 lugares, até ao 1413.º), o pupilo de Frederico Marques marcou encontro na ronda de acesso com Tomas Curras Abasolo. O espanhol (913.º) venceu André Rodeia por 6-2 e 6-0.
Quem também confirmou o favoritismo foi o vice-campeão nacional absoluto, Daniel Batista (1773.º). O lisboeta, 14.º cabeça de série, superou o alemão Dennu Vojtischek pelos parciais de 6-2 e 7-6(6) e juntou-se ao espanhol Alejandro Lopez Escribano, de 18 anos e ainda sem classificação profissional.
A jornada desta segunda-feira foi perturbada pela chuva e prolongou-se para lá das 21 horas, mas chegou ao fim sem encontros interrompidos. Assim, Graça e Batista juntaram-se na última ronda do qualifying a Vicente Couto, o jovem que no domingo entrou a ganhar e depois ficou isento da segunda eliminatória.
Entretanto, o filho do ex-internacional Emanuel Couto ficou a saber que discutirá o “bilhete dourado” com Andres Urrea, colombiano que é o 11.º mais cotado da fase de qualificação e não perdeu tempo (6-1 e 6-1) no embate com Afonso Santos.
Diogo Coelho, João Barreto, José Freitas e Miguel Pereira Lopes, que tinham ganho na véspera, foram eliminados.
O The Campus M25 Quinta do Lago Open já tem sete jogadores portugueses no quadro principal de singulares, três deles entre os cabeças de série: Frederico Silva (258.º) é o primeiro, Gastão Elias (324.º) o quinto e Pedro Araújo (415.º) o oitavo. A eles juntam-se ainda Tiago Pereira (505.º) e os wild cards Francisco Rocha (765.º), Diogo Marques (853.º) e Tomás Luís (1344.º).
Três deles jogaram finais nesta série de torneios no Algarve: Silva conquistou o primeiro ITF M25 em Vila Real de Santo António, Elias o segundo e Pereira terminou como finalista em Faro, no último domingo.
Entre eles, apenas Elias (número 57 mundial em 2016 e recordista luso de títulos e finais no ATP Challenger Tour, 10 e 23 respetivamente) irá a jogo já esta terça-feira. O jogador da Lourinhã terá como adversário o norte-americano Cannon Kingsley (534.º). Os restantes só irão estrear-se na quarta-feira, sendo que Silva, Araújo e Marques têm de aguardar pelo desfecho do qualifying.
- Categorias:
- ATP World Tour