Graça, Batista e Couto a um passo do quadro principal na Quinta do Lago

Por Bola Amarela - Março 4, 2025
Joao-Graça

João Graça e Daniel Batista entraram com o pé direito no The Campus M25 Quinta do Lago Open e juntaram-se a Vicente Couto na ronda de acesso ao quadro principal de singulares da oitava edição do torneio internacional organizado pelo Resort da Quinta do Lago. Esta terça-feira tentarão aumentar a comitiva portuguesa, que já conta com Frederico Silva, Gastão Elias, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Francisco Rocha, Diogo Marques e Tomás Luis.

Em bom plano desde que iniciou a série de torneios no Sul do país, o algarvio João Graça tinha ficado isento da primeira ronda graças ao estatuto de 10.º cabeça de série e estreou-se no The Campus com um triunfo autoritário (6-1 e 6-0) sobre o italiano Baptiste Bellinelli para ficar mais perto do quarto quadro principal consecutivo.

No dia em que voltou a melhorar a classificação profissional (subiu 77 lugares, até ao 1413.º), o pupilo de Frederico Marques marcou encontro na ronda de acesso com Tomas Curras Abasolo. O espanhol (913.º) venceu André Rodeia por 6-2 e 6-0.

Quem também confirmou o favoritismo foi o vice-campeão nacional absoluto, Daniel Batista (1773.º). O lisboeta, 14.º cabeça de série, superou o alemão Dennu Vojtischek pelos parciais de 6-2 e 7-6(6) e juntou-se ao espanhol Alejandro Lopez Escribano, de 18 anos e ainda sem classificação profissional.

A jornada desta segunda-feira foi perturbada pela chuva e prolongou-se para lá das 21 horas, mas chegou ao fim sem encontros interrompidos. Assim, Graça e Batista juntaram-se na última ronda do qualifying a Vicente Couto, o jovem que no domingo entrou a ganhar e depois ficou isento da segunda eliminatória.

Entretanto, o filho do ex-internacional Emanuel Couto ficou a saber que discutirá o “bilhete dourado” com Andres Urrea, colombiano que é o 11.º mais cotado da fase de qualificação e não perdeu tempo (6-1 e 6-1) no embate com Afonso Santos.

Diogo Coelho, João Barreto, José Freitas e Miguel Pereira Lopes, que tinham ganho na véspera, foram eliminados.

O The Campus M25 Quinta do Lago Open já tem sete jogadores portugueses no quadro principal de singulares, três deles entre os cabeças de série: Frederico Silva (258.º) é o primeiro, Gastão Elias (324.º) o quinto e Pedro Araújo (415.º) o oitavo. A eles juntam-se ainda Tiago Pereira (505.º) e os wild cards Francisco Rocha (765.º), Diogo Marques (853.º) e Tomás Luís (1344.º).

Três deles jogaram finais nesta série de torneios no Algarve: Silva conquistou o primeiro ITF M25 em Vila Real de Santo António, Elias o segundo e Pereira terminou como finalista em Faro, no último domingo.

Entre eles, apenas Elias (número 57 mundial em 2016 e recordista luso de títulos e finais no ATP Challenger Tour, 10 e 23 respetivamente) irá a jogo já esta terça-feira. O jogador da Lourinhã terá como adversário o norte-americano Cannon Kingsley (534.º). Os restantes só irão estrear-se na quarta-feira, sendo que Silva, Araújo e Marques têm de aguardar pelo desfecho do qualifying.